sexta-feira, 3 de março de 2017

Os mais de dez anos do 'Forró Elétrico'

O Carnaval passou, as coisas se acalmaram e como vem acontecendo há pouco mais de dez anos, o Forró garantiu seu lugar em algumas das principais cidades carnavalescas, como Recife-PE, Olinda-PE e Salvador-BA, mas isso só começou a ser possível em meados de 2006, quando toda a região conheceu de fato o Forró Elétrico.

A Saia Rodada foi quem deu o pontapé inicial para algo que viraria febre em apenas alguns meses. Na época, o Carnaval era uma época de baixa para o Forró, que acabava perdendo espaço e ficava com um número reduzido de shows, que eram ocupados por outras bandas, como o Axé, por exemplo.

Foi então que se deu a criação da Saia Elétrica, que se resumia na banda, em cima de um trio elétrico e tocando suas músicas de forma mais acelerada. A Saia Rodada lançou o projeto em um momento de auge e chegou até a participar do Domingão do Faustão explicando como era o Forró Elétrico.



O vídeo acima foi feito no Recife Indoor, tradicional festa de Recife e que reunia alguns dos principais artistas do Nordeste, era um verdadeiro Carnaval fora de época. Foi o Forró Elétrico que fez a banda de Caraúbas-RN ser pioneira e se tornar a primeira do Forró a tocar em grandes eventos como o Galo da Madrugada e o Carnaval de Salvador.

Mas não apenas de Saia Rodada viveu o Forró elétrico. Como já dissemos acima, várias outras bandas seguiram o mesmo modelo e juntas tornaram o Forró um produto extremamente forte para o período carnavalesco. Uma das principais no segmento do Forró Elétrico sempre foi a Aviões do Forró, que apesar de ter seguido um modelo da Saia Rodada, implementou sua própria forma de fazer Forró Elétrico, se inspirando também na música baiana, por exemplo. Veja abaixo.




O Forró Elétrico virou um verdadeiro fenômeno e era extremamente difícil ver uma banda pelo Nordeste que não tivesse a sua versão "Elétrica". Muitas vezes, inclusive, os shows eram vendidos separadamente para a versão normal e a versão elétrica.

Hoje em dia o Forró já se firmou nacionalmente como um "produto" que é reproduzido em qualquer época do ano e por isso o termo "Elétrico", após o nome das bandas já está quase em desuso, por mais que bandas como a Saia Rodada, criadora do estilo, ainda o use. Atualmente nomes como Wesley Safadão, Gabriel Diniz, a própria Aviões do Forró e várias outras bandas e artistas tocam em cima de trios seja em um ritmo mais acelerado ou normal, mas tudo começando lá em 2006, quando o Forró Elétrico virou febre.

Abaixo listamos mais algumas bandas que também faziam Forró Elétrico

Garota Elétrica

Garota Elétrica



Felipão e Forró Moral Metalizado



Cavaleiros Elétrico



Sacode Elétrico



Fonte: Sua Música

0 comentários:

Postar um comentário